Novas tecnologias no desenvolvimento de games

Hoje descobri, via Twitter do Dolemes, um texto bem interessante do MSN Jogos que mostra algumas tecnologias que prometem melhorar o desenvolvimento de games, trazendo mais realismo e corte de custos:

Novas engines gráficas

De todas as tecnologias, a que mais me impressionou foi a da Image Metrics. Hoje sabemos que fazer uma animação facial é muito difícil e é necessário muito talento e trabalho por parte das equipes de animação dos estúdios. Como ao autores disseram na matéria, a nova tecnologia pode economizar muitos recursos por parte da equipe, como menos equipamentos, menos animadores na equipe (infelizmente) e menos tempo para criar uma animação facial realista. Veja um vídeo mostrando a tecnologia:

Link direto

Link direto

É claro que não podemos nos esquecer da engine de luz da Geometrics e a HydroEngine, do game Hydrophobia, que também promete revolucionar a área técnica. Segue um vídeo do Hydrophobia:

Link direto

Acredito que estas tecnologias tem tudo pra revolucionar os games nos próximos anos. Já estamos vendo muitas revoluções com os games atuais e podem surgir mais coisas no futuro.

  • Nossa, isso me deixa impressionado! Onde que vamos parar?

    • Realidade virtual, onde a gente vai entrar mesmo dentro do jogo e não iremos conseguir diferenciar o real do virtual. Bem no estilo "Matrix".

      • O que, na verdade, é e sempre foi o objetivo final dos jogos: proporcionar uma experiência da mais alta imersão e fidelidade possível ao usuário, para que o mesmo possa vivenciar situações e ambientes improváveis ou impossíveis na vida real, sem que tenha que se preocupar com banalidades como ir preso, morrer ou ser abduzido e ter uma sonda enfiada por algum orifício corpóreo…