Análise – FIFA 13

fifa 13
Eu sou um fanboy assumido de FIFA! Na verdade, eu sempre gostei muito de jogos de futebol e já joguei muito Pro Evolution Soccer, mas desde a versão 2010 que, pra mim, FIFA é um jogo tão superior que deixa a disputa injusta para o seu rival.

O modo carreira sempre foi a parte do jogo que eu mais me dedico e esse modo no FIFA 13 teve umas adições muito bacanas. A começar pela narração, que agora comenta eventos ocorridos em outros jogos (chegando a narrar gols, pênaltis e expulsões), a situação da sua carreira (comentando detalhes como especulações sobre transferências de jogadores, seu status como treinador no clube e até a repercussão de seus comentários sobre o adversário na entrevista pré-jogo) e detalhes da partida trazidos por repórteres em campo (falando, por exemplo, qual o diagnostico dado a um jogador que acabou de se contundir). Tudo isso faz com que a narração não fique devendo em nada a uma transmissão de um jogo real na TV e resulta num dinamismo incrível durante as partidas.

As transferências também receberam uma repaginada e agora é possível oferecer um jogador do seu time como parte do pagamento por um outro. Há também uma opção interessante de se consultar com o time dono do jogador antes de fazer uma oferta e eles respondem dando um indicativo da sua propensão a fechar o negócio e os valores desejados.

A troca de times durante a temporada é outra novidade muito bem-vinda. Agora é possível, a qualquer momento, ver os empregos disponíveis em outros times e se candidatar à vaga, assumindo o novo time com a temporada em andamento. Além disso, é possível comandar, em paralelo ao time,  uma seleção e disputar as eliminatórias e a Copa do Mundo, além de Copa das Confederações, Euro Copa e Copa América (não sei dizer se existe no jogo outras competições de seleções da África, Ásia e as outras Américas).

fifa 13

Uma reclamação sobre este modo é a falta de informações que o jogo oferece. Ele explica muito pouco sobre algumas coisas importantes e a solução é testar na tentativa e erro ou tentar achar respostas nos fóruns por aí. Um exemplo, não há explicações se você pode receber mais de uma oferta de emprego em uma seleção simultaneamente. Isso leva à duvida se eu devo esperar novas ofertas ou recusar a atual para que novas apareçam (esse caso eu já resolvi, recebemos sim múltiplas ofertas). Também não há nenhum recurso para saber, por exemplo, a situação atual da seleção em questão (se ela está disputando as eliminatórias, em que posição está…). A solução, nada prática, é aceitar o emprego, ver suas estatísticas e recarregar o jogo se o resultado foi insatisfatório.

Esses são só dois exemplos, mas em vários momentos eu senti falta de mais algumas informações. E o estranho é que o jogo já tem suas maneiras de dar entregar esse conteúdo. Não sei se os desenvolvedores acharam esse tipo de informação desnecessária ou se foi questão de tempo, mas temos e-mails enviados dentro do jogo que às vezes servem para dar algumas explicações (como quando aceitamos um emprego em uma seleção e recebemos a informação que devemos fazer a convocação uma semana antes dos jogos) e tabelas mostram o estado de vários campeonatos, incluído todas as ligas do jogo, mesmo as que você não está jogando. Esses recursos se melhor usados poderiam facilmente esclarecer as dúvidas comentadas acima.

Já que estamos falando de problemas, o online também é uma parte que tem me decepcionado. Eu estou jogando no PC e é raro uma sessão de jogo em que eu não recebo uma mensagem de que fui desconectado da rede da EA. O lado ruim disso é que mesmo jogando partidas offline, a conexão é necessária para ganhar experiência e subir de nível no jogo. Assim, o jogo ainda funciona desconectado, mas você não progride nesse aspecto.

Por outro lado, as partidas online ficaram ainda mais interessantes. O FIFA 12 introduziu o modo “Temporadas”, em que você joga dez partidas online e seus pontos acumulados definem se você sobe para a divisão acima, enfrentando jogadores melhores ou é rebaixado para uma divisão inferior. Agora, além disso há uma meta adicional a ser alcançada em cada divisão que confere um troféu a jogadores que conseguirem atingir uma determinada pontuação. É um incentivo a mais em cada temporada.

O FIFA 13 apresenta também uma loja de itens onde comemorações, chuteiras, uniformes, bolas e vários outros itens podem ser desbloqueados. Mas calma, não é uma loja para sugar mais do seu rico dinheirinho não. Os itens aqui são comprados com dinheiro do jogo, ganho ao jogar partidas ou cumprir desafios e minigames. A disponibilidade dos itens, no entanto, está atrelada ao seu nível como jogador de FIFA, então vai ser necessário jogar bastante para ganhar experiência e acessar os itens de nível mais alto.

fifa 13

Essa edição do FIFA trouxe também a narração em português como grande novidade, mas esse tem sido um aspecto problemático do jogo. Depois da confusão com a versão vendida na PSN, o jogo pra PC também parece estar sem essa dublagem disponível (a minha versão foi adquirida no Origin e a opção de alterar a narração aparece desabilitada para mim). A tradução dos textos, porém, ficou excelente e todos os textos do modo carreira (provavelmente o mais trabalhoso de se traduzir no jogo, pois há frases montadas dinamicamente, misturando nomes de jogadores ou times com um outro comentário) estão lá sem problemas. A localização é precisa o suficiente para listar os tipos de contusão e as posições dos jogadores em nosso idioma, além de apresentar a altura e peso dos atletas em metros e quilos (em contrapartida ao original em inglês que usa pés e libras). Algumas coisinhas tiveram que ser abreviadas (por exemplo, “Melhor da Liga” vira “M. da Liga” durante as transmissões), mas textos em português geralmente ocupam mais espaço que em inglês e essa é uma solução compreensível.

Dentro de campo as coisas mudaram também, com a maior novidade ficando a cargo do sistema de primeiro toque. Agora cada recepção de bola é tratada de uma forma mais imprevisível, dependendo das estatísticas do jogador, da sua posição na hora da recepção, da força do passe e do próprio input no controle. Esse sistema torna as jogadas mais variadas e dá uma maior insegurança no domínio de bola, passando uma sensação de maior realismo. Por várias vezes já me peguei chegando no chutão com um zagueiro pra afastar o perigo com medo de uma dominada errada que pode entregar  o ouro pro adversário.

Houveram também umas mudanças nas cobranças de falta e na inteligência dos atacantes, o que permite fazer jogadas mais elaboradas a caminho do gol. Mas esse é o tipo de coisa que é difícil de descrever e que tem que ser sentido na prática, jogando.

fifa 13

Uma última novidade bacana são os jogos de habilidade, diversos minigames que podem ser jogados durante o loading antes das partidas ou acessados diretamente no menu principal. Cada tipo de jogo é dividido em vários níveis que variam a dificuldade e os objetivos. O legal desses minigames é que eles servem como treinamento e, por quê não, um tutorial sobre algumas mecânicas do jogo. Aprendemos ali como driblar com um controle fino da bola, bater faltas colocadas, fazer cruzamentos rápidos por baixo ou mais longos pelo alto, e etc. É uma ótima forma de descobrir como alguns sistemas avançados do jogo funcionam sem ter que fuçar os manuais ou buscar ajuda na internet.

Concluindo, FIFA 13 é um excelente jogo. Ele é bem variado e vai oferecer conteúdo para todos os gostos. Existem vários outros modos de jogo que eu não comentei, como os modos onde você controla somente um jogador, os campeonatos contra amigos online e o Ultimate Team, que combina a simulação do futebol com coleção de cartas e gerenciamento do seu “deck” (a melhor forma de explicar esse modo é comparando ao Magic: the Gathering e outros card games desse tipo). Enfim, pra quem gosta de jogos de futebol, fica a recomendação. Podem ir sem medo.

O jogo está disponível pra praticamente todas as plataformas. A versão analisada é a de PC, que é a mesma que saiu para Playstation 3 e Xbox 360.

Diego Barboza

Bacharel em Ciência da Computação e atualmente cursando doutorado em Computação. Jogo de tudo um pouco e ultimamente tenho me divertido muito com os indies do Steam. Tenho um PS3, um 3DS e um PC que vai ficando mais velhinho a cada dia. De vez em quando tento desenvolver meus próprios joguinhos também!

  • Sergio Lopes

    Eu sempre fui fã do fifa também e comprei esse semana o 13,, joguei apenas uma partida, mas já curti pra caramba.

  • Diego

    Só faltou falar que vc sempre perde para o seu amigo de apartamento… que a propósito encontra-se invicto desde que vc comprou o jogo!!! hahahaha! E pior, vou ser campeão brasileiro com o FLU!

    • diegocbarboza

      É, faltou falar que o jogo é tão bugado que eu chuto 300 vezes sem marcar e tu dá um chute no jogo todo e faz o gol :p

  • churriba

    boas tudo bem? alguem sabe como faço pra utilizar a opçao comprar clube no modo carreira?

  • Cunha

    Alguem sabe como faço para escolher uma seleção em um jogo amistoso ou on line no fifa 13?

Publicidade