Emulador RPCS3, de PS3, agora tem suporte a 4K, e o resultado impressiona

Nos últimos meses o RPCS3, famoso emulador de PS3, começou a chamar a atenção da mídia especializada, principalmente com os desenvolvedores disponibilizando gratuitamente e de ter feito a Atlus ter acionado o Patreon deles, solicitando a remoção do recurso financeiro do emulador após o grupo ter conseguido deixar o Persona 5 completamente jogável. Em uma ponta do trabalho eles estão trabalhando pra deixar o Red Dead Redemption jogável, e na outra eles já deixaram o Demon’s Souls completamente jogável, entre muitos outros jogos. Nesta semana eles anunciaram o suporte a 4K, e com a tecnologia Vulkan nas placas de vídeo mais modernas eles conseguiram um resultado impressionante, em texturas, anti-aliasing.

Chega a ser surreal e embasbacante o que eles conseguiram, e o emulador tem suporte até 10K de resolução, o que é para poucos hoje em dia! Veja o vídeo abaixo:

Segundo o blog oficial, eles convertem da resolução nativa do PS3 (720p) para 4K com filtro ansiotrópico de 16x, trazendo muitos detalhes que não eram visíveis na resolução de 720p. O recurso está disponível em todos os jogos de PS3 que estão sendo suportados, exceto algumas exceções que usam Strict Rendering Mode. Alguns jogos que tem isso (como o Persona 5) acabam tendo crashes e isso chegou a ser relatado no Github do projeto. Com isso, jogos que necessitem disso podem ter um tempo de espera maior para terem alta resolução na renderização.

Não deixa de ser altamente tentador partir para os emuladores, sobretudo quando você tem um PS3 quebrado na estande e cheio de jogos que você nunca jogou direito (me arrependo amargamente disso), e ainda tem a questão das TVs 4K estarem ficando mais baratas hoje em dia. Além disso, sempre bate a vontade de voltar a jogar o Demon’s Souls. Acho que nem o PS4 PRO conseguiria uma resolução e qualidade desse porte se tivéssemos um remaster do RPG da From Software, e olha que hoje é um dos pedidos mais recorrentes dos fãs da franquia. Mas ainda é difícil saber como que o jogo rodaria, mas considerando que o PS3 é um hardware com mais de 10 anos de existência, hoje está sendo fácil conseguir jogar os games em PCs potentes.

Você pode conferir todos os detalhes no site oficial.

Demons Souls em 4K com Emulador - Imagem de Boletaria

Demons Souls em 4K com emulador

[Via Polygon]